• Português
  • 简体中文
  • English
  • Français
  • 日本語
  • Lietuvių
  • Español

Rio de Janeiro (Brazil)

O evento foi um sucesso! Obrigado a todos que participaram!

Veja as fotos aqui


Data do evento: Sábado, 30 de outubro de 2010

Local: PUC-Rio - Auditório do RDC


Rua Marquês de São Vicente, 225 - Auditório do RDC - Gávea


Apoio:
PATROCINADOR PATROCINADOR  


Agile Tour, uma série de eventos sem fins lucrativos em diversas cidades durante os meses de outubro e novembro de 2010.

A comunidade Ágil do Rio de Janeiro está realizando seu primeiro Agile Tour no dia 30 de outubro de 2010. O objetivo deste evento é promover a Agilidade no Rio de Janeiro através de uma série de palestras realizadas nessa data.

Em 2009, a segunda edição do Agile Tour atraiu mais de 2.500 participantes em 18 cidades espalhadas pelo mundo (Canadá, China, França, Luxemburgo, Suíça, EUA).

Esta é a sua chance de conhecer mais sobre Agilidade e participar desse evento de "Comunicação de Massa", que demonstra como a Agilidade é capaz de se auto-organizar para aprender e compartilhar as melhores maneiras de se fazer desenvolvimento de software.

No Rio de Janeiro, o evento será GRATUITO e contará com cinco palestras e um evento de confraternização ao final.

Além disso, será realizado um curso oficial da ScrumAlliance de Certified ScrumMaster com os instrutores Michel Goldenberg e Rodrigo de Toledo, nos dias 28 e 29 de outubro. Parte dos recursos arrecadados com o curso serão aplicados no evento. Mais detalhes aqui.



O evento é GRATUITO, e as cadeiras serão ocupadas por ordem de chegada. Realize sua pré-inscrição no evento para participar do encontro de confraternização ao final enviando um email para agiletour2010rio@gmail.com, informando seu nome completo, empresa e e-mail.



Comitê de Organização



Agenda

  • 10:00 - 11:00: Estimando com Pontos de História (Rodrigo de Toledo)
  • 11:00 - 11:30: Palavra do Patrocinador - Globo.com (Demetrius Nunes)
  • 11:30 - 12:30: Coaching para Líderes Ágeis - Uma Sessão Real (Manoel Pimentel)
  • 12:30 - 14:00: Almoço no Astrobar - Planetário da Gávea
  • 14:00 - 15:00: Especificações de Fora de para Dentro com BDD (Pedro Pimentel - ThoughtWorks)
  • 15:00 - 16:00: Do Caos à Agilidade com Kanban (Alisson Vale)
  • 16:00 - 17:00: Learning and Coolness - Beyond XP (Klaus Wuestefeld)
  • Após o evento: Confraternização no Costello Gávea (cartela individual) - Rua Marquês de São Vicente, 140 - lj. B (em frente ao Planetário)


Palestras

Alisson Vale - Do Caos à Agilidade com Kanban

A transição para a Agilidade pode ser um caminho mais difícil do que aparenta ser. Muitas vezes estamos presos a ambientes corporativos que nos mantém amarrados à gestão tradicional. Em outros casos, o simples medo da mudança nos impede de seguir o caminho que gostaríamos de seguir. Nessa palestra será apresentado o modelo Kanban para aplicação evolucionária de mudanças em ambientes de trabalho. O Kanban permite que uma equipe de trabalho faça uma transição suave para o modelo de gestão Ágil, removendo inicialmente as maiores barreiras culturais e preparando o grupo para uma transformação definitiva. O Kanban é um modelo simples e sem custo significativo que atua sem criar grandes transtornos para os clientes dos times que precisam se organizar. Ele pode ser aplicado mesmo em ambientes caóticos, sem processos ou métodos bem estabelecidos, na área de software ou em outras áreas, com mínima resistência e baixo risco.

Palestrante:

Alisson Vale é designer de produtos de software e empreendedor. Com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento e liderança de projetos de software, tem sido um praticante e divulgador do paradigma Ágil desde 2003 com uma grande participação em congressos e fóruns de debate no Brasil e no exterior. Em 2008, começou a trabalhar intensivamente com Lean e Kanban, o que o levou a palestrar nas duas conferências internacionais de 2009 e 2010 da Lean Software and Systems Consortium, instituição que recentemente o premiou na primeira edição do Brickell Key Award, prêmio dado anualmente a quem se destaca no assunto em todo o mundo. http://alissonvale.com


Klaus Wuestefeld - Learning and Coolness - Beyond XP

Como seria XP, depois de dez anos de aplicação prática, sucessos, fracassos, adaptação, simplificação e otimização constantes? Quais valores ficam? Quais saem? E nas práticas, o que muda? Venha conhecer e discutir como trabalha, hoje, o pioneiro de XP no Brasil.

Palestrante:

Culpado pelo Sneer e pelo Prevayler, pioneiro de Extreme Programming no Brasil, certificado em RUP e palestrante internacional, Klaus Wuestefeld é co-fundador da Objective Solutions e autor do manifesto da computação soberana. Klaus foi keynote do Agile Brazil 2010.


Manoel Pimentel - Coaching para Líderes Ágeis - Uma Sessão Real

Nessa palestra, o público será conduzido a uma sessão real de Coaching, abordando problemas típicos numa equipe de desenvolvimento de software. Com isso, a palestra mostra como que o Coaching e a Facilitação em combinação com os valores e princípios ágeis são formas eficazes para criar e conduzir o processo de mudança numa organização. Através de algumas brincadeiras com o público, também será abordado que essas técnicas podem ser usadas para combinar os potenciais criativos das equipes. Essas técnicas podem ajudar no alcance das metas num projeto de software, bem como identificar os impedimentos do dia-a-dia e como superá-los de forma que o potencial produtivo da equipe seja alavancado.

Palestrante:

Manoel Pimentel é Coach com 15 anos de experiência na área de TI, onde atuou com Coaching e Training para executivos e times em empresas de diferentes segmentos. É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil. Já escreveu sobre Agile e Coaching para portais e revistas do Brasil e exterior e também palestrou em eventos nacionais e internacionais sobre agilidade. Possui as certificações PPC, CEC da SBC/BCI, CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.


Pedro Pimentel (ThoughtWorks) - Especificações de Fora de para Dentro com BDD

Em BDD (behavior driven development) muito se fala sobre RSpec, Cucumber e outras ferramentas incríveis para criação de testes e especificações de sistemas. No entanto, será que estamos tirando todo benefício que BDD pode nos proporcionar? Ou ainda, será que nossas especificações podem ser entendidas por quem não é programador? Nesta palestra, você entenderá a motivação por debaixo de algumas ferramentas de BDD e como elas podem te ajudar a ser mais produtivo na hora de conversar com quem entende de ganhar dinheiro, fama, sucesso e audiência, mas não entende nada de código.

Palestrante:

Pedro Pimentel é atualmente consultor sênior da ThoughtWorks Brasil. Antes de se juntar ao time da ThoughtWorks Brasil, Pedro trabalhou na Espanha em um buscador de hotéis europeu chamado HotelSearch.com. Pedro tem muito orgulho de usar TDD/BDD no seu dia-a-dia, o que permite a ele aproveitar melhor seu tempo criando novas coisas em vez de perde-lo corrigindo bugs. Você pode acompanhar seu blog em http://www.pedropimentel.com e twitter em http://www.twitter.com/zukunftsalick


Rodrigo de Toledo - Estimando com Pontos de História

O método ágil Scrum baseia a sua divisão do trabalho a ser realizado na forma de histórias e tarefas. As estimativas feitas pelo time para cada unidade de trabalho, além de importantes para previsibilidade e monitoramento da performance, são parte essencial para artefatos indispensáveis do Scrum, como o burn-down chart. Nessa palestra vamos abordar a métrica "Pontos de História" (story points) e sua aplicação adaptável.

Palestrante:

Rodrigo de Toledo é PhD pelo INRIA na França, com graduação e mestrado pela PUC-Rio. Na área acadêmica, tem diversos artigos internacionais em computação gráfica e lecionou por seis anos na PUC-Rio. Rodrigo trabalhou por dez anos no Tecgraf onde desempenhou o papel de Scrum Master e pesquisador sênior. Posteriormente, foi engenheiro de software da Petrobras entre 2008 e 2010, onde atuou também como Product Owner, além de ter participado ativamente no comitê de adoção de métodos ágeis da Petrobras a ser implantado em 2011. Nos últimos 2 anos, ele tem se dedicado a divulgar os métodos ágeis, organizando eventos como o Agile Brazil (2009, 2010), já tendo treinado mais de 600 profissionais. Recentemente, tomou posse como professor adjunto da UFRJ.